ENXAQUECA
As enxaquecas são resultado de alterações fisiológicas transitórias do sistema nervoso central.
Acontecem num cérebro hiperexcitável e num organismo fisiologicamente instável.
As cefaleias (dores de cabeça) de tensão constituem 78% de todas as dores de cabeça. Das pessoas que sofrem de dores de cabeça entre 30 a 80% tem dores de cabeça crônicas e diárias. A utilização abusiva de fármacos preventivos nas dores de cabeça crônicas é uma realidade. Este abuso pode ser ele próprio causa de dores de cabeça, para além de diminuir a eficácia do tratamento devido à habituação.
O Biofeedback e o Neurofeedback são uma alternativa eficaz e natural à utilização de fármacos na prevenção das dores de cabeça. O melhor tratamento das cefaleias é a prevenção e a identificação precoce dos sintomas iniciais. O tratamento das cefaleias por Neurofeedback e Biofeedback permite atuar nestes dois momentos. O tratamento consiste em tomar consciência do nível de tensão de vários músculos da cabeça, pescoço e costas através de sensores e aprender a relaxá-los por meio do Biofeedback. Simultaneamente, melhora a capacidade de identificar e abortar precocemente o desenvolvimento dos sintomas.
Com a introdução da técnica de neurofeedback, aprende-se a regular o nível de excitabilidade do córtex cerebral. Este tratamento atua de forma preventiva, diminuindo a probabilidade de a dor alastrar e afetar uma maior área do cérebro. Os objetivos do tratamento são a redução da frequência e da severidade das dores de cabeça, diminuir a incapacidade provocada pelos sintomas, diminuir a utilização abusiva de fármacos preventivos, aumentar a tolerância á dor (que com a progressão da doença fica diminuída) e melhorar outros sintomas psicológicos associados como a ansiedade e a depressão.