Psicoterapia

Psicoterapia
A psicoterapia é a principal linha de tratamento para qualquer assunto referente à mente. Para isso, faz uso de métodos, técnicas e intervenções psicológicas cujo objetivos centrais são:
-
restabelecer a qualidade de vida do paciente;
-
equacionar os motivos da consulta (que variam desde pequenas dificuldades do dia-a-dia até mesmo grandes psicopatologias);
-
desenvolver os padrões de funcionamento mental do indivíduo e de seus sistemas psíquicos (saúde orgânica, saúde mental, familiar, social, sexual, intelectual, financeiro, profissional, lazer e espiritual).
O que perturba o ser humano não são os fatos, mas a interpretação que ele faz dos fatos.
Epitectus - Século I
Terapia Cognitiva Comportamental
Um evento do nosso cotidiano pode gerar diferentes formas de sentir e agir em diferentes pessoas, mas não é o evento em si que gera as emoções e os comportamentos, mas sim o que nós pensamos sobre o evento; nossas emoções e comportamento estão influenciados pelo que pensamos (Burns, 1989).
Os eventos ativam os pensamentos , os quais geram, como consequência, as emoções e os comportamentos. Segundo Beck (1976), "quando o individuo é capaz de preencher o espaço faltante entre um evento ativador e as consequências emocionais e comportamentais e comportamentais, então suas reações se tornam compreensíveis".
Exemplificando, se um fóbico social interpreta uma situação qualquer (um evento social digamos) como uma possível ameaça ("não saberei o que falar e serei humilhado"), consequentemente irá sentir emoções (ansiedade, medo) e terá um comportamento (escapar do evento), além de possíveis reações físicas, como aumento dos batimentos cardíacos.